12/12/2012

Parabéns Congonhal!!!


Hoje nossa querida Congonhal completa mais um aniversário. São 59 anos de emancipação política. Conheça um pouco da história da cidade.



Foto da primeira capela em louvor a São José
A cidade de Congonhal teve início no século XIX quando formou-se um pequeno que era rodeado em abundância por uma planta nativa chamada “congonha”.
Já na segunda metade do século XIX foram doadas 25 alqueires de terra pelo Comendador Ferreira de Mattos e sua esposa  Maria Benta da Anunciação, que eram proprietários de uma grande fazenda para a construção de uma capela em louvor a São José.
O número de moradores do povoado aumentou, o que propiciou a criação do distrito de São José do Congonhal, pertencente ao município de Pouso Alegre. A população cresceu, e em 12 de dezembro de 1953 o território foi desmembrado de Pouso Alegre passando a denominação de Congonhal.
Cachoeira das Quinze Quedas
No ano de 1955 foi realizada a posse da primeira legislatura da cidade, sendo prefeito, Mário Silveira, e vice-prefeito, Fernando Domingues Filho.      
Atualmente, a  população do município é de 10.410 habitantes, de acordo com o último senso do IBGE, sendo que cerca de 70% reside na zona urbana e 30% na zona rural.
Com belas paisagens, o município faz parte do circuito turístico Caminhos Gerais, com serras, campos, matas, cachoeiras, rios e diversas formas de relevo. No setor de lazer Congonhal oferece várias opções de recreação com as pousadas, pesqueiros e restaurantes.
Foto aérea de Congonhal (tirada em 2009)



Nenhum comentário:

Postar um comentário