08/11/2012

Feira Cultural reúne trabalhos sobre cultura, ciência e tecnologia


A Escola Estadual Mendes de Oliveira, de Congonhal, promoveu nos dias 19 e 20 de outubro a oitava edição da Feira Cultural, que reuniu mais de 20 trabalhos de alunos do ensino médio envolvendo diversos temas. O evento foi aberto ao público, teve show com banda de música e avaliação para escolha dos três melhores assuntos apresentados.

A Feira Cultural teve início em 2005, mas foi no ano de 2008 que foi criado o Grupo de Desenvolvimento Profissional (GDP), que é composto por professores da escola, e que está incluído no Projeto de Desenvolvimento Profissional de Educadores (PDP), que tem o apoio da Secretaria Estadual de Educação.
A Coordenadora do GDP, Valmira Araújo conta que os trabalhos apresentados na Feira Cultural são resultado de pesquisas feitas pelos alunos. Os temas são livres. Os grupos preenchem uma ficha de inscrição com o assunto escolhido e aguardam a aprovação do GDP. Devem abranger áreas de Cultura, Ciência e Tecnologia. Os grupos de estudantes devem ter no máximo dez integrantes, que são orientados por algum professor treinado e integrante do GDP.
Os trabalhos são avaliados pela banca examinadora que é composta por integrantes do GDP. São observados principalmente os objetivos de cada grupo de alunos na apresentação e depois avaliado se estes objetivos foram alcançados. Os critérios usados pelos examinadores são: organização e apresentação geral do estande, identificação visível, presença de participantes para apresentação, criatividade e habilidade na comunicação com o público, capacidade de transmissão do assunto de maneira  clara e satisfatória, presença de formas inusitadas na apresentação, e,  conhecimento e domínio do assunto, esclarece a coordenadora.
Os três melhores trabalhos são premiados com uma viagem, que geralmente é feita para os estudantes conhecerem museus, parques zoológicos, entre outros. O PDP disponibiliza uma verba para o GDP, e é com esse dinheiro que a Escola Mendes de Oliveira proporciona novas oportunidades de conhecimentos aos vencedores da Feira Cultural, comenta Valmira.
Segundo a coordenadora, “a feira é um projeto que traz muitos benefícios para os alunos, professores e para a escola no geral. Apesar de algumas dificuldades que enfrentamos, temos a certeza  que todos que se envolvem têm um ganho na aprendizagem, aprendem a trabalhar com parcerias e melhoram o convívio social. Nós professores gostaríamos muito de poder premiar a todos, viajar com todos os alunos, mas se eles não entendem agora, um dia vão entender que o projeto só os faz crescer em seu ambiente social”

Conheça os ganhadores:


Ganhadores do 1º lugar: Fotografia
Equipe do 2º lugar : Cinema
Revolução Tecnológica conquistou o 3º lugar














Uma publicação também do:



Nenhum comentário:

Postar um comentário