21/06/2013

Terceira Idade realiza caminhada para celebrar Dia Internacional de Combate a Violência contra Idosos

Caminhada do Grupo Água Viva
Na sexta-feira, dia 14 de junho, o grupo da terceira idade de Congonhal, Água Viva fez uma caminhada  para celebrar o Dia Internacional de Combate a Violência contra Idosos.  A passeata saiu da Praça Comendador Ferreira de Matos e seguiu em direção ao Asilo local, onde houve muita música.



Anterior à caminhada, os integrantes do grupo Água Viva participaram de uma palestra com a coordenadora do CRAS, Izabel Taets, relembrando a importância em combater a violência contra o idoso.
Baile na comunidade do asilo para alegrar os idosos
Os participantes da terceira idade fizeram questão de caminhar até a Comunidade do Bom Pastor, pra passarem algumas horas ao lado dos moradores do asilo dançando e cantando. Durante o baile vespertino, com a dupla Rodrigo Santiago  e João Preto animou os presentes. No encerramento houve apresentação do Coral do grupo Água Viva.
O dia mundial de conscientização da violência contra a pessoa idosa é comemorado todos os anos no dia 15 de junho. A Organização das Nações Unidas (ONU) e a Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa (Inpea) criou a data para conscientizar o mundo sobre a crescente onda de violência contra os idosos.  

Saiba mais:
Apresentação do coral da terceira idade
Segundo pesquisas do Instituto Data Popular, no Brasil, há aproximadamente 22,3 milhões de idosos, dos quais 15,5 milhões são homens e mulheres que chefiam suas famílias e fazem planos para o futuro.
A maioria dos idosos vive com alguém da família. Do total, cerca de 2,7 milhões dos homens e mulheres, com mais de 60 anos, moram sozinhos. Dos solitários, 1,8 milhão é formado por mulheres, enquanto 938 mil são homens.
A pesquisa destacou também o perfil por gênero dos idosos. Do total de brasileiros, com mais de 60 anos, 55% são mulheres. Elas também são maioria em todas as faixas etárias – de 60 a mais de 100 anos. Nas faixas de 90 a 99 anos, 61,85% são mulheres, e acima de 100 anos, elas são 75%. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário