O número de casos de dengue notificados no Sul de Minas já é 25,8% maior em 2013 se comparado ao mesmo período de 2012. Os dados são das quatro superintendências regionais de saúde da região. O caso mais preocupante é o da regional de Alfenas, onde o número de casos aumentou em 327%. Neste ano, 47 casos já foram notificados e em 2012 foram apenas 11. Este é o período, segundo a Secretaria de Estado de Saúde (SES), quando há maior incidência de dengue.
A Superintendência Regional de Pouso Alegre também mostra aumento no número de notificações que dobrou em um ano. Em 2012, foram registrados 13 casos. No mesmo período em 2013 são 26 casos.
Por outro lado, as regionais de Varginha e Passos foram registradas quedas no número de notificações. Na primeira, o número de casos caiu de 60 para 48, ou seja, uma redução de 20%. Já na segunda regional os números caíram de 32 para 25 casos.
De acordo com a SES, a grande incidência se dá por causa do período chuvoso, quando a reprodução do Aedes aegypti, mosquito transmissor da doença, é facilitada. Isso acontece porque as larvas vivem em água limpa.
A Secretaria alerta também para a importância de eliminar possíveis focos da doença dentro das casas, já que mais de 80% dos focos e criadouros encontrados são em residências. Entre as ações de combate estão campanhas educativas e mutirões de limpeza.
Nenhum comentário:
Postar um comentário